Linhas de Pesquisa
Linhas de pesquisa
Nome: Controle da Expressão Gênica (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica)
Descrição: Nesta linha de pesquisa são estudados os mecanismos de controle de expressão de genes e suas respectivas proteínas, objetivando a correlação entre sua expressão, seqüência e/ou estrutura molecular e a atividade biológica. As abordagens experimentais envolvem clonagem e expressão de genes visando análises estruturais, purificação, cristalização e análise estrutural de proteínas, análise da expressão gênica, modificação genética incluindo a engenharia genômica, metagênese sitio-dirigida, análise genômica e transcripcional.
Pesquisadores participantes: Afonso Celso Dias Bainy, Boris Ugarte Stambuk, Carlos Peres Silva e Hernán Terenzi.
Nome: Toxicologia Molecular (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica)
Descrição: Nesta linha de pesquisa são estudados os efeitos de diversos xenobióticos sobre parâmetros bioquímicos, morfológicos e comportamentais, utilizando mamíferos (principalmente roedores), peixes, moluscos e crustáceos como modelos experimentais. São avaliados os efeitos da exposição aos xenobióticos sobre vários parâmetros bioquímicos de diversos tecidos ex vivo e in vivo, além de estudos in vitro. Os principais parâmetros bioquímicos avaliados são a atividade de proteínas (principalmente enzimas), a expressão de proteínas e os níveis de moléculas de baixo peso molecular (principalmente marcadores de dano). Nesta linha, são enfatizados os estudos acerca de mecanismos moleculares de toxicidade, caracterização de biomarcadores de toxicidade e investigação de potenciais agentes terapêuticos contra efeitos deletérios de xenobióticos. Nesta linha de pesquisa, uma grande ênfase é dada ao estresse oxidativo induzido por toxicantes, assim como ao potencial efeito benéfico de compostos antioxidantes.
Pesquisadores participantes: Afonso Celso Dias Bainy, Alcir Luiz Dafré, Alexandra Susana Latini, Andreza Fabro de Bem, Marcelo Farina e Rozangela Curi Pedrosa.
Nome: Transdução de Sinal (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica)
Descrição: Nesta linha de pesquisa são abordados os mecanismos de transdução de sinais de diferentes mediadores endógenos e/ou exógenos como: hormônios, vitaminas, neurotransmissores, compostos naturais de origem de plantas medicinais, análogos, metabólitos, fármacos e fitofármacos que possam estar envolvidos em processos fisiopatológicos. São estudados os efeitos imediatos, mediatos, sub-crônicos e crônicos das diferentes substâncias em modelos experimentais “in vivo”, “ex vivo”, principalmente em roedores e aves e em modelos “in vitro” com órgãos inteiros, fatias, células isoladas, cultura de células primárias e linhagens celulares, bem como, o estudo de atividades de enzimas in vitro e estudos de ligação ligante-receptor em sistemas de membranas. Os principais objetivos são o estudo da ação e do mecanismo de ação destes diferentes compostos em modelos experimentais que expressem o alvo e a especificidade de ação de tais substâncias em vias de transdução de sinais importantes na homeostasia celular e metabólica.
Pesquisadores participantes: Ana Lúcia Severo Rodrigues, Ariane Zamoner, Carla Inês Tasca, Fátima R.M.B. Silva, Nelson Horacio Gabilan e Rodrigo Bainy Leal.
BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL (Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia) |
Ecotoxicologia e monitoramento de ambiental Aplicação de métodos bioquímicos, imunológicos, moleculares e de cultivo in vitro no monitoramento ambiental. Temas de projetos de pesquisa relacionados a linha: Controle da sanidade de moluscos cultivados em Santa Catarina. Monitoramento bacteriológico em ostras e águas de cultivo, segundo a legislação vigente. Detecção de patógenos bacterianos no trato gastrointestinal de ostras de cultivo por kits de detecção microbiológica e amplificação gênica (PCR) em substituição aos métodos clássicos. Expressão diferencial de genes em Crassostrea rhizophorae expostas a efluentes domésticos. Bases moleculares da resistência de mexilhões Perna perna a ambientes costeiros contaminados. Biomarcadores de contaminação aquática; Biomonitoramento de ambientes contaminados e Estresse oxidativo em animais aquáticos. Biologia e epidemiologia de patógenos contaminantes do ambiente aquático. Antioxidantes como bioindicadores de poluição. Defesas antioxidantes e dano celular em organismos expostos à efluentes industriais. Avaliação da toxicidade de efluentes industriais utilizando parâmetros bioquímicos e fisiológicos em peixes.Imunologia de invertebrados aquáticos, com ênfase em ecotoxicologia Esta linha de pesquisa visa conhecer o sistema imune de invertebrados, em especial de animais aquáticos de importância para Aquicultura. Os principais objetivos incluem a busca de imunomarcadores hemato-imunológicos que reflitam as condições de saúde dos animais e que auxiliem no monitoramento das condições ambientais, visando um maior sucesso dos cultivos. Um segundo objetivo refere-se à filogenia do sistema imune e da busca de novas moléculas com potencial terapêutico. Temas de projetos de pesquisa relacionados a linha: Caracterização do sistema imune de crustáceos e moluscos bivalves e estabelecimento de imunomarcadores para o controle das condições de saúde destes animais e da qualidade ambiental. |
Pesquisadores participantes: Afonso Celso Dias Bainy, Alcir Luiz Dafré, Maria Risoleta Freire Marques.
EFEITOS COMPORTAMENTAIS E NEUROQUÍMICOS DE TOXINAS MARINHAS (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO: Estudar os efeitos e os mecanismos de ação de agentes toxinas marinhas sobre o Sistema Nervoso Central através da utilização de ensaios neuroquímicos e comportamentais.
PROCESSOS DE MORFOGÊNESE E NEUROGÊNESE EM DIFERENTES MODELOS ANIMAIS (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO: Caracterização dos processos de diferenciação celular durante o desenvolvimento do SNC e SNP, incluindo interações neurônio e glia e mecanismos celulares e moleculares em invertebrados, aves e mamíferos.
Pesquisador participante: Nelson Horácio Gabilan
NEUROBIOLOGIA DA DEPRESSÃO (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO: Investigar a ação de compostos endógenos e de plantas medicinais em modelos animais de depressão, analisando seu mecanismo de ação através de estudos farmacológicos e bioquímicos.
Pesquisadora participante: Ana Lúcia Severo Rodrigues
NEUROBIOLOGIA DA DOR (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO:Investigar através de estudos pré-clínicos “in vivo” e “in vitro” a ação antinociceptiva (analgésica) ou antiinflamatória de compostos endógenos, fármacos ou substâncias obtidas de plantas medicinais em modelos animais de nocicepção e inflamação, bem como analisa os possíveis mecanismos de ação destas substâncias tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso periférico.
Pesquisador participante: Marcelo Farina
DEFESAS CELULARES ANTIOXIDANTES NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL(Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO:Regulação redox das respostas celulares envolvendo enzimas antioxidantes, metabolismo da glutationa, tióis protéicos e parâmetros relacionados. Avaliação do insulto oxidativo através de marcadores de danos a proteínas, lipídeos e ácidos nucléicos.
Pesquisador participante: Alcir Luiz Dafré
EFEITOS DE AGENTES NEUROTÓXICOS SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL DE CORDADOS SUPERIORES (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO:Investigar através de testes comportamentais e neuroquímicos os efeitos e mecanismos celulares e moleculares de ação de metais pesados e agrotóxicos no SNC de ratos, camundongos e aves.
Pesquisadores participantes: Ana Lúcia Severo Rodrigues, Rodrigo Bainy Leal.
PARTICIPAÇÃO DA DISFUNÇÃO MITOCONDRIAL E DO ESTRESSE OXIDATIVO NOS PROCESSOS NEURODEGENERATIVO (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO: Estudo da participação da disfunção mitocondrial e do estresse oxidativo na fisiopatologia de processos neurodegenerativos genéticos mediante o emprego de modelos experimentais in vitro (prismas e homogeneizados de diferentes estruturas cerebrais, mitocôndrias isoladas de cérebro e de células neurais, cultura primária e linhagem de células neurais) e in vivo (modelo induzido quimicamente) de doenças metabólicas.
Pesquisadora participante: Alexandra Susana Latini
SINALIZAÇÃO CELULAR, NEUROPROTEÇÃO E NEUROTOXICIDADE (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO: Fosforilação/defosforilação de proteínas e papel na neurotransmissão, neurotoxicidade, neuroproteção, função neuro-glial e neuroendócrina; ação de metais e toxinas naturais sobre as vias de sinalização celular e neurotransmissão.
Pesquisador participante: Rodrigo Bainy Leal
TRANSMISSÃO GLUTAMETÉRGICA E NEUROTOXICIDADE (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO: Estudar a transmissão glutamatérgica em seus aspectos fisiológicos e fisiopatológicos. Avaliar os mecanismos de modulação da morte celular induzida pela excitotoxicidade glutamatérgica e neurodegeneração no SNC de mamíferos.
Pesquisadora participante: Carla Inês Tasca
TRANSMISSÃO PURINÉRGICA, NEUROXICIDADE E NEUROPROTEÇÃO (Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Neurociências)
DESCRIÇÃO: Estudo da neurotransmissão de nucleosídeos e nucleotídeos da adenina e guanina e sua interação com doenças neurodegenerativas associadas à excitotoxicidade, como isquemia e crises convulsivas e doenças priônicas.
Pesquisadora participante: Carla Inês Tasca